Exposição | "As Histórias que nasceram dos bichos do João” Promotorres EM

Exposição | "As Histórias que nasceram dos bichos do João”

A Fábrica das Histórias, em parceria com o Mercado Municipal, apresenta a exposição “As Histórias que nasceram dos bichos do João”. Esta é uma exposição de trabalhos de escrita e está acessível no piso 1 do Mercado Municipal até ao dia 30 de janeiro de 2022.

Sinopse:

“Somos todos leitores curiosos e caóticos, lemos palavras escritas mas também as entoações de voz que as traduzem, lemos rostos, nuvens, correntes marítimas, ventos, uma obra de arte…

No entanto, é a leitura de uma obra de arte a que caminha sem rede, ausente está de um trabalho assente no ensino aprendizagem ou em métodos sistemáticos que nos propõem grandes historiadores como Michael Baxandall ou Gombrich.

Mesmo assim, observando uma pintura, uma escultura… e embora reconhecendo a frágil capacidade que temos para a sua leitura, porque na grande maioria estamos fora dos circuitos académicos e das teorias críticas, mantemos a vontade de a ler com as nossas ferramentas e vivências, trabalhando sobretudo as emoções que esta nos desperta.

Olhando-a, o nosso imaginário serve como motor desse processo misterioso de reinventar e somos tentados a escrever a sua nova história fazendo jus ao que disse Clarice Lispector “Todo o leitor é um criador” , transformando as imagens em palavras que poderiam voltar a ser novas imagens, num circuito infinito e de vastos campos magnéticos.

Foi neste processo em rede que nasceram os pequenos contos elaborados pelos alunos de 11º ano, da turma B, do Curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Madeira Torres, resultado de uma visita que fizeram com a sua professora Elsa Andrade à exposição “Bichos” do artista João Vaz de Carvalho, exibida em 2021, na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino.

“BICHOS” é uma exposição de João Vaz de Carvalho, composta por um conjunto de ilustrações, que realizou para cinco diferentes livros  de poesia para crianças, da autoria de escritores portugueses como Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria,  António Mota e  José Fanha, musicados e cantados por Daniel Completo.”

Hora de Dormir | Lucas Rodrigues, Miguel Narciso, Pedro Alves, Roman Daskalyuk
O dragão II (O dragão da Cristina) | Mariana Araújo, Mariana Cipriano, Sofia Ferreira, Sofia Lucas
O Chapéu do Tempo | Maria Eduarda Casimiro, Tomás Peralta
Lá vai a menina Inês | André Rodrigues, Carolina André, Daniela Santos
Dona Urraca e a sua Vaca | Guilherme Águas, José Melícias, Miguel Santos
Sete vidas (As sete vidas e os sete sonhos) | Leonor Martins, Manuel Ourique, Rafaela Tomás
A Lenda de D. Fuas Roupinho | Adriana Santos, Bianca Esteves

 

praça