https://www.high-endrolex.com/41 https://www.high-endrolex.com/41 Torres Vedras marca presença no II Fórum Cidades e Vilas com Bicicletas Públicas Partilhadas Promotorres EM

Torres Vedras marca presença no II Fórum Cidades e Vilas com Bicicletas Públicas Partilhadas

04 Ago 22 | » Agostinhas


     No passado dia 20 de julho, a convite da Federação de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) Sandra Pedro, Vogal do Concelho de Administração da Promotorres E.M., empresa gestora da rede de bicicletas partilhadas “Agostinhas”, representou Torres Vedras no II Fórum Cidades e Vilas com Bicicletas Públicas Partilhadas- Partilha de Experiências dos Sistemas, em conjunto com Lisboa, Oeiras, Faro, Caldas da Rainha e Vilamoura. Este encontro decorreu no espaço Jardim Inverno (EMEL), na Quinta das Conchas com o objetivo de partilhar as experiências do município quanto à utilização dos sistemas de bicicletas de uso partilhado.  

 

As principais experiências partilhadas neste Fórum foram essencialmente o nível de utilização dos sistemas e a sua relação com as infraestruturas existentes, a bilhética e a facilidade de utilização e integração com estacionamentos e transportes públicos, a contribuição para a sustentabilidade do sistema de mobilidade nas cidades e aspetos operacionais como a manutenção de estações e o modelo de negócios aplicado.

 

O modelo de Bikesharing implementado na cidade, “Agostinhas”, contribui para a melhoria da mobilidade urbana tanto numa ótica mais sustentável como numa melhoria das condições de acessibilidade, tendo em conta as ciclovias já existentes. Torres Vedras conta com 21 BikeStations e cerca de 100 bicicletas. Em média, todos os meses, esta rede é utilizada 985 vezes e diariamente cerca de 32 vezes.

 

No entanto, Torres Vedras foi a cidade pioneira na implantação de bicicletas de uso partilhado em Portugal, e por essa mesma razão sofreu desse título, havendo assim a necessidade da renovação total dos sistemas. É essencial a aquisição de novos equipamentos de software para que possa oferecer mais condições e alternativas ao utilizador, mas também a renovação das próprias bicicletas e BikeStations.

 

De moda a potencializar o uso deste modelo de bicicletas partilhadas, e aliando práticas de sustentabilidade e hábitos de vida saudáveis, o município oferece o cartão de adesão à rede Agostinhas a todos os estudantes das escolas da cidade com mais de 16 anos e seniores com mais de 55 anos.