https://www.high-endrolex.com/41 https://www.high-endrolex.com/41 Festas de Torres Vedras a decorrer até 11 de novembro Promotorres EM

Festas de Torres Vedras a decorrer até 11 de novembro

As Festas de Torres Vedras tiveram início no dia 27 de outubro, dia em que decorreu a missa em honra de São Gonçalo e terminam a 11 de novembro, dia de São Martinho.

O arranque ficou marcado pelos concertos das bandas Wet Bed Gang e Os Quatro e Meia, nos dias 27 e 28 de outubro, e que levou ao Pavilhão Multiusos, na Expotorres, milhares de pessoas. Paralelamente teve também início o festival Acordeões do Mundo, cuja programação começou com os concertos de Martin Sued & Orquestra Assintomática e a Coletânea Estefânia no Teatro Cine de Torres Vedras.

 No sentido de celebrar as Festas de Torres Vedras um pouco por todo o território do Concelho, realizaram-se nos últimos dias os encontros das Merendas do Acordeão nas seguintes localidades: Torres Vedras, Carvoeira, Maxial, Portela do Bispo, Gondruzeira e São Pedro da Cadeira. Nos próximos dias, e até ao dia 11 de novembro, é possível participar destes encontros, que se realizam por todas as freguesias, como consta da programação das Festas de Torres Vedras.

O Académico de Torres Vedras recebeu a gravação do Podcast Pontos nos Mis, sobre as “Histórias do Acordeão em Portugal”, a que se vai poder assistir nas plataformas em que estará disponível, como o Spotify. No dia 3 de novembro, Catarina Silva e Sónia Sobral voltam a reunir-se para uma nova gravação no Teatro-Cine de Torres Vedras.

 A visita guiada “Pastel de Feijão: Um doce património” realizou-se no dia 28 de outubro e contou com Odete Ferraz, aprendiz e posteriormente a proprietária da fábrica Coroa, e Edite Robalo, descendente de Álvaro Simões, que primeiro explorou comercialmente o doce de Torres Vedras. O 3º Night Run Urban Trail decorreu ao final da tarde e contou com 284 participantes que percorreram os locais mais emblemáticos da cidade.

 Nesse mesmo dia, foi inaugurada a exposição “Vínculo de Vida”, que vai estar patente até dia 27 de janeiro de 2024 e que é composta por retratos de artistas, comerciantes e moradores do centro histórico de Torres Vedras, captados por Renata Bueno e Afonso Cruz e com a participação de Pedro Grenha e Daniel Medina. Na inauguração estiveram presentes os artistas, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, e público composto em grande parte pelos próprios munícipes retratados.

 As Tasquinhas, no Pavilhão Multiusos, estão também em funcionamento desde o dia 31, onde pode também degustar os pastéis de feijão, a uvada e os vinhos de Torres Vedras. A animação teve início com a Banda Abel Alves e continua com vários outros artistas que vão acompanhar os momentos de refeição ao longo dos próximos dias e até 10 de novembro. A final do Festival das Vindimas está agendada para o dia 11 de novembro e vai coroar a Rainha das Vindimas de Torres Vedras.

 As Festas de Torres Vedras são uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres E.M., contam como a caixa Agrícola de Torres Vedras como patrocinador principal, a Vimeiro como água oficial e o apoio da AEG, Biotrab, Extincêndios e das juntas de freguesia do concelho de Torres Vedras.