No contexto da Agenda 2030, que reúne 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) desdobrados em 169 metas, o município de Torres Vedras destaca-se pelo seu empenho em transformar a visão global em ações locais. Através da iniciativa "Torres Vedras 2030", o município tem demonstrado um compromisso contínuo em criar comunidades mais sustentáveis, refletindo as quatro dimensões do desenvolvimento sustentável: económica, social, ambiental e institucional.
Foi neste âmbito, que no último dia do Santa Cruz Ocean Spirit, no passado dia 28 de julho, a Câmara Municipal de Torres Vedras e a empresa municipal Promotorres reconheceram um conjunto de pessoas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento sustentável, com base nos cinco princípios conhecidos como os 5Ps: Pessoas, Prosperidade, Planeta, Paz e Parcerias, que damos a conhecer de seguida:
1º P - Pessoas
O lema da Agenda 2030 é "Não deixar ninguém para trás", salientando a importância de garantir que todas as vozes são ouvidas e todos têm um papel na promoção do desenvolvimento global. O reconhecimento nesta categoria foi atribuído a José Gregório, o trabalhador menos jovem do evento, com a função de canalizador, e que simbolizou o contributo de todos os que trabalham para o sucesso do evento.
2º P - Prosperidade
A Caixa Agrícola de Torres Vedras, pela primeira vez patrocinadora do Ocean Spirit, foi distinguida pelo seu papel de proximidade com a população local, promovendo o bem-estar e contribuindo par a prosperidade da comunidade.
3º P - Planeta
A sustentabilidade ambiental é uma prioridade. Assim, a organização do evento reconheceu a Rede Biatakí, pelo seu desempenho, fundamental, em ações que promovem a preservação dos recursos naturais.
4º P - Paz
Os desportos de ondas são uma atividade que ajuda a garantir sociedades mais benignas. A Federação Europeia de Surf (European Surfing Federation), recebeu o reconhecimento por contribuir para comunidades mais pacíficas, justas e inclusivas.
5º P - Parcerias
A Associação Sealand Santa Cruz foi honrada pela sua sólida parceria com o Santa Cruz Ocean Spirit e pelo seu trabalho contínuo na preservação ambiental ao longo de todo o ano.
A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que também exerce o cargo de vice-presidente na secção de municípios portugueses para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, reafirmou o compromisso do município em promover o desenvolvimento sustentável. O evento demonstrou como a colaboração local pode contribuir para alcançar objetivos globais, reforçando a importância de ações concretas e exequíveis em prol de um futuro mais sustentável.
Já o presidente do Conselho de Administração da Promotorres, Rui Penetra, realçou que um evento desta dimensão só é possível acontecer porque cada um dos intervenientes, sejam trabalhadores, sejam empresas parceiras, dão muito de si e envolvem-se no evento com um elevado compromisso.
O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres. O patrocinador oficial é a Super Bock Sky. O banco oficial é a Caixa Agrícola de Torres Vedras. A viatura oficial é Tecsport. A MEO Empresas também é patrocinadora. O Hotel Golf Mar é o hotel oficial. A água oficial é Vimeiro. A rádio oficial é a Mega Hits e a televisão oficial é a Fuel TV. A Decathlon e a Delta como apoio e Kayaksurf.net, Surftotal e Grafivedras como apoio à divulgação. Os parceiros desportivos são: a European Surfing Federation; a Federação Portuguesa de Surf; Associação Nacional de Surfistas; Associação Sealand Santa Cruz e o Surf Social Wave. É um Ecoevento Valorsul. A Cruz Vermelha Portuguesa e a Oeste Portugal são parceiros e a loja oficial é a Mar Gifts. Os apoios institucionais são: Visit Portugal; Turismo Centro Portugal, Instituto Português do Desporto e Juventude.