https://www.high-endrolex.com/41 https://www.high-endrolex.com/41 Monumento é inaugurado a 20 dias do Carnaval de Torres Vedras Promotorres EM

Monumento é inaugurado a 20 dias do Carnaval de Torres Vedras

O tradicional Monumento ao Carnaval de Torres Vedras foi inaugurado no início da noite de 20 de janeiro, na Praça da República.

Monumento Carnaval de Torres Vedras

Foram centenas de pessoas que se deslocaram ao início da noite de sábado para puderam assistir à inauguração do Monumento alusivo ao Carnaval de 2024, que é considerado a “primeira pedra” e o que dá início à folia na cidade de Torres Vedras. Marcaram presença todas as associações carnavalescas torrienses, o grupo musical OSGA, o grupo de percussão Ribombar, os tradicionais Cabeçudos e os grupos de mascarados que desfilaram anteriormente desde a Praça do Mercado Municipal até à Praça da República.

Com a temática “Carnaval do Futuro”, esta construção de 14 metros de altura designa-se por “A evolução da desenvolução” que reflete a realidade possível de dois futuros. Contempla muita sátira social, política, desportiva e económica, o que não poderia faltar no Carnaval de Torres Vedras. Os protagonistas são os visados locais e nacionais, tais como a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, passando por António Costa, ex-Primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e até Pedro Nuno Santos, atualmente líder do Partido Socialista. Como nada fica esquecido em Torres Vedras, os protagonistas internacionais também ocupam um lugar de destaque como por exemplo Vladimir Putin, Presidente da Rússia e Kim-Jong-un, Presidente da Coreia do Norte.

O início da inauguração ficou marcado por uma projeção de um vídeo vindo do futuro em que a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues lembra a todos os foliões que o Carnaval vai ser inesquecível seja em que futuro for. De seguida, um extraterrestre obeso invadiu o palco, personagem interpretada por Francisco Malhado que meio confuso com as duas realidades evidentes no Monumento introduziu as intervenções presenciais por Bruno Melo (proprietário da Gate7, empresa de construção tridimensional), Alfredo Reis (chanceler da Real Confraria do Carnaval de Torres) e Rui Penetra (presidente da empresa municipal Promotorres, responsável pela organização e produção do Carnaval).

Logo após a contagem decrescente da inauguração, toda a comitiva carnavalesca rumou até ao Pavilhão Expo, na Expotorres, para continuarem a festa denominada por Encontro de gentes. A noite foi animada com a presença da Banda Ó’Diacho! que deu um concerto intitulado por “A noite ainda é uma criança” que é um conjunto de oito composições originais que transportam nos seus poemas emoções carnavalescas torrienses no âmbito das comemorações do centenário do Carnaval de Torres Vedras. Logo a seguir, DJ Cenoura também não faltou à festa e animou os foliões pela noite dentro.

O monumento alusivo ao Carnaval 2024 está patente no centro da cidade, na Praça da República, até 14 de fevereiro.

 

A folia já se sente em Torres Vedras!